quinta-feira, 25 de junho de 2009

MSU defende PROUNI frente às denúncias de irregularidades, em Audiência Pública na ALMG dia 18/06

O Movimento dos/das Sem Universidade de Minas e outros estados do país, foram pratogonistas nos debates que antecederam a aprovação desta política pública do PROUNI de acesso ao Ensino em 2004, e esteve presente no lançamento oficial deste programa de inclusão social no dia 13 de janeiro de 2005, junto ao presidente Luis Inácio da Silva.
Desde a instituição do PROUNI em 2005, o MSU e outros movimentos sociais sempre enfrentaram estes ataques conservadores a esta política de democratização do direito a universidade. Participamos em 2006 da construção da CONAP (Comissão Nacional de Acompanhamento) do PROUNI, que instituiu controle social com participação dos movimentos populares que vem lutando pela inclusão social das camadas populares no Ensino Superior. Com esta ferramenta da CONAP, o MSU vem defendo frente às denúncias de irregularidades nesse programa, e também propondo melhorias nestes já 4 anos de PROUNI.
Muitos foram os desafios para a implementação do PROUNI com qualidade, e destacamos um dentro do quadro político brasileiro que desde 2004 foram contrários a democratização da Universidade no país para os pobres, negros/as, índios/as, professores do ensino primário, e pessoas com deficiência. Assim, interpretamos esta denúncia feita expondo os bolsistas de alto poder aquisitivo como um ataque da direita política, ligada aos latifundiários da educação, opositores da inclusão dos pobres, excluídos, ao conhecimento superior no Brasil.
Estas forças são contrários a expansão das universidades desde os tempos de ditadura militar quando nós hoje Sem Universidade, naquele período Movimento dos Excedentes, lutavamos por uma Reforma Universitária que massificaria a entradas dos estudantes de escola pública na Universidade brasileira.
Portanto, viemos a esta Audiência Pública, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, sobre as Denúncias de irregularidades do Prouni, defendermos mais uma vez os interesses do nosso povo Sem Universidade que estudam nas escolas públicas de Ensino Médio e nos Pré-Vestibulares Populares, espalhados pelas periferias da região metropolitana de BH, e no interior de Minas. O MEC (Ministério da Educação), em seminário com a direção nacional do MSU, no dia 27 e 28 de maio em Brasília, nos transmitiu que já está retirando as bolsas do PROUNI concedidas de forma irregular a pessoas com mais de 3 salários mínimos, e que estes casos são minoria do total de bolsistas. Sendo isto contrário ao que a mídia/ imprensa elitista deste país, opositora a entrada do povo brasileiro na Universidade, vem noticiando em seus jornais na TV, internet ou impressos, e com provocando a manipulação da opinião pública conectada ao clima pré-eleitoral que as forças da direita-oposicionista ao governo Lula vem forçando a troco da destruição de políticas públicas de inclusão social como o PROUNI.
Aproveitamos para convidarmos a todos/das para debate público sobre “Novo ENEM, Fim Vestibular, e COTAS nas Universidades e as políticas educacionais rumo a CONAE-2010, Conferência Nacional da Educação”, dia 30 de junho às 19h, no 2º andar do edifício central na Av. Andradas no centro de BH, organizado pelo MSU e os Pré-Vestibulares Populares HORIZONTES e GESPALP.
Para mais informações mandem e-mail para msuminas@gmail.com

Nenhum comentário: